Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/saliva/domains/salivapi.com.br/public_html/edicao2022/wp-includes/functions.php on line 6114
História - 12º Salão do Livro de Valença do Piauí - SaLiVa
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

História

Compartilhar conteúdo!

A história inteira começou quinze anos atrás com quatro amigos do Livro, da Leitura, da Língua e da Literatura; e uma grande ideia a ser executada: o maior evento Lítero-cultural do Piauí, a nossa Bienal do Livro! Os entraves: nenhum dinheiro no bolso, apenas alguns poucos amigos importantes, e todos vindos do interior.

Mas a proposta era boa, organizada e bem fundamentada, e ela foi “comprada” por quem realmente poderia transformá-la em realidade. Nascia ali o Salão do Livro do Piauí. E com ele, dúvidas sobre sua viabilidade e continuidade. Nesse tempo de vivência juvenil é sempre muito apoiado, porém, ainda não atingiu sua total independência econômica e estabilidade financeira.

 

Consagrou-se, sim, como o mais contínuo e longevo projeto cultural de nosso Estado, e cada vez mais engrandece e coloca Teresina no roteiro temático de escritores, das editoras de porte nacional e no cenário literário internacional. Nos últimos quatro anos as asas acolhedoras e protetoras da Universidade Federal do Piauí têm ajudado no sucesso das edições e profissionalizado o evento, além de contribuir consideravelmente para a diversificação na programação ofertada durante o Seminário Língua Viva e o Bate-Papo Literário; além das Exposições Artísticas e a suave presença do Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí-NUGRAPPI dentro do espaço Criança Liz Medeiros; contemplando um dos pilares da educação pública superior: o conhecimento levado à comunidade extramuros, extensivo a quem dela aproximar-se por interesse e afinidades.

Apesar do sucesso de público e das gerações formadas nesse tempo, a crítica (e não é a especializada) ainda não se convenceu do quanto o SaLiPi é fundamental para a afirmação positiva e construtiva da identidade piauiense. Muito mais do que um salão de livro, ou um acontecimento de linguagem, ele é uma vitrine para a História, as Artes Visuais, a Música, a Dança, as Letras, para as mais variadas expressões criativas da cultura piauiense serem identificadas e reconhecidas pelo público além de nossas terras. Tanto que seu modelo tem ganhado força nas cidades do interior e multiplicado seu formato de compartilhamento democrático de saberes. O alento: um dia essas miudezas passarão e o que o SaLiPi plantou, permanecerá.

Sempre marcando as grandes expressões do cenário local a edição de 2017 traz o nome do historiador Odilon Nunes, homenageando-o também através de uma programação específica cujo principal objetivo é realizar um painel discursivo passando a historiografia local à limpo, atualizando-a e analisando-a construtivamente. Além do Seminário Língua Viva, os palcos Marcos Peixoto e Helly Batista trarão ao público as melhores atrações musicais e artísticas, celebrando toda a diversidade criativa e produzida por aqui.

Centenários marcantes são lembrados e comemorados nessa 15ª edição: o da exposição revolucionária de Anita Malfatti, o da Academia Piauiense de Letras, referencial e baluarte maior de nossa Literatura, e o da primeira edição da obra Zodíaco, do poeta da cidade azul, Da Costa e Silva.

Eis agora em suas mãos o conteúdo dos melhores dias dessa aventura chamada “Salão do Livro do Piauí”! Mergulhe sem medo e de cabeça, curta intensamente cada momento, desfrute de cada canto da nossa cidade cultural.

Viva a melhor e maior festa do livro!

Jasmine Ribeiro Malta

R. São Pedro, 3113, Ilhotas
CEP: 64001-560, Teresina – PI – Fones: (86) 3221-8944 | (86)99403-8224