Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/saliva/domains/salivapi.com.br/public_html/edicao2022/wp-includes/functions.php on line 6114
O Evento - 12º Salão do Livro de Valença do Piauí - SaLiVa
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

O Evento

Compartilhar conteúdo!

Salão do Livro de Valença do Piauí

“Os livros não matam a fome, não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo, mas consolam as almas, e fazem-nos sonhar”. (Olavo Bilac / 1865-1918)

A ampliação dos estudos sobre a leitura como ciência revelou que ler implica fatores que vão além do código escrito e estão em estreita interação com atividades do pensamento e do aprendizado em geral, favorecendo a expansão do horizonte cultural de pessoas, grupos e comunidades. O livro, sujeito e objeto da ação cultural e meio de comunicação, é o que mais favorece a concentração necessária para que o indivíduo classifique e organize devidamente as categorias cognitivas em sua mente.

O ato de ler deve ser uma prática incorporada à vida do indivíduo, e não apenas uma aquisição de informações e conhecimentos. O hábito de ler contribui para que o leitor desenvolva sua personalidade e comportamento afetivo, exercite seu espírito crítico, libere a mente de preconceitos e discriminações e o oriente para a compreensão objetiva dos fatos, motivando-o à participação ativa na sociedade em que vive.

Partindo desses princípios, o SALIVA – SALÃO DO LIVRO DE VALENÇA DO PIAUÍ – EDIÇÃO 2022, vem sendo percebido como o maior acontecimento literário do Estado e um dos maiores eventos culturais realizados no Piauí, demonstrando a força da cultura local e a valorização da educação por parte da população em geral e do poder público, uma vez que ambos prestigiam com muita ênfase cada nova edição do Salão. Este evento traduz a singularidade da literatura piauiense e brasileira e a sua difusão.

O SALIVA – SALÃO DO LIVRO DE VALENÇA DO PIAUÍ, desde a sua primeira edição, foi pensado pelo fato de Valença do Piauí, a Confederação Valenciana e todo o Estado do Piauí necessitarem de eventos culturais consistentes e de porte nacional. Esta necessidade é parcialmente suprida uma vez por ano com a realização do SALIVA, pois ele oferece a oportunidade de contato direto com o universo literário, desenvolvendo uma série de atividades voltadas para crianças, adolescentes e jovens, sensibilizando-os sobre a importância do ato de ler para o desenvolvimento sociocultural, socioemocional e social, possibilitando, igualmente, novos conhecimentos através de palestras e oficinas.

Na última edição, o SALIVA – SALÃO DO LIVRO DE VALENÇA DO PIAUÍ – atraiu um público superior a 20 mil pessoas, repetindo o sucesso de edições anteriores.

O evento continuará, nesse sentido, propiciando a elaboração, a sistematização e a socialização do conhecimento filosófico, científico, artístico, cultural e tecnológico adequados ao saber contemporâneo e à realidade social, formando recursos que contribuam para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural local, regional e nacional.

Assim como em edições anteriores, o SALIVA/2022 tem como objetivo promover a cultura piauiense e a cultura nacional, através da realização de atividades literárias, artísticas e culturais diversas, com a finalidade de identificar e promover o nosso patrimônio cultural e incentivar e estimular a leitura e a formação de novos leitores. Para isso o evento continuará priorizando a participação de crianças, adolescentes e, sobretudo, jovens de comunidades carentes, como forma de inseri-los no contexto da leitura e da cultura literária.

Valença do Piauí se transforma mais uma vez na capital do Livro e da Leitura


Contrariando as mais céticas e até as mais otimísticas previsões, o SaLiVa – Salão do Livro de Valença do Piauí, chega em 2022 à sua 12ª edição. Um feito quase improvável, se levada em consideração as circunstâncias vividas por um grupo de estudantes universitários, ao lado de alguns poucos professores, ao se dedicarem não apenas a sonhar, mas ousadamente, realizar um dos maiores eventos literários do Estado, dentro de uma cidade que não possuía, e ainda não possui sequer, uma livraria.

Como então fomentar o gosto e o hábito da leitura numa casa sem livros? Decorridos dezessete anos desde a primeira edição do SaLiVa (à época MiniSaLiPi), em 2005, esse tem sido um dos maiores e mais complexos desafios de toda a organização. Afinal de contas, o mais difícil não é plantar a semente, mas regá-la na medida certa para que a colheita seja sempre farta e consequente, e que os frutos surjam mesmo em meio às adversidades.

Em que pese não termos ainda uma livraria, não se pode falar, porém, na ausência de leitores. Ao contrário disso, com o SaLiVa instituído como o principal evento literário e cultural do interior do Piauí e um dos mais ousados do país, dadas as condições que já o caracterizam, Valença conseguiu ampliar significativamente o número de leitores e de pessoas interessadas na cultura do livro e da leitura.

Nos últimos dezessete anos, e com doze edições do SaLiVa realizadas, a Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana – ADICH, ao lado da Fundação Quixote – mantenedora oficial do SaLiPi – e da Universidade Federal do Piauí – UFPI – tem conseguido fomentar no município e toda a região confederada, o gosto e o interesse também pela escrita. As experiências exitosas do SaLiVa têm proporcionado aos escritores locais e regionais um verdadeiro intercâmbio de ideias com outros escritores de projeção nacional e internacional e, sobretudo, com destes com o seu público-leitor.

Em 2022, o Salão do Livro de Valença do Piauí, presta justas e merecidas homenagens à personalidades da nossa cidade e região confederada que muito acreditaram e acreditam no livro como um instrumento de transformação social e cultural. O Patrono da presente edição do SaLiVa é o médico, político e escritor, Francisco Ferreira Ramos, ou simplesmente Chico Ramos ou Dr. Chico Ramos (in memoriam) que influenciou gerações ao romper as dobradiças do sistema e se firmar como um dos primeiros negros, filho de vaqueiros, a ingressar numa faculdade de medicina.

Seguindo a tradição de homenagens póstumas, o 12º SaLiVa não podia deixar de lembrar dos nomes de duas grandes mulheres e abnegadas professoras como a historiadora e escritora, Sônia Maria Dantas Bomfim de Queiroga (in memoriam), que se dedicou nos últimos anos a escrever a história do nosso município, e a Professora Ivone Silva Lima Verde Santos (in memoriam), que fez parte da Coordenação Geral do SaLiVa durante anos e era uma das mais entusiasmadas com o SaLiVa, tendo se dedicado não só a organizá-lo como a propagá-lo entre alunos, professores, público em geral.

Em cada edição são escolhidas pelo menos duas personalidades que contribuíram ou continuam contribuindo, de alguma forma, com a educação em nosso município. Das professoras mais recentes, o nome apontado para a homenagem foi o da professora Edinalda da Silva Lima, uma das vozes mais eloquentes do mundo das letras em nosso município, e ao lado dela, a Professora Maria do Amparo Coelho de Oliveira que contribuiu não apenas como professora, mas como empreendedora no campo educacional.

Ainda no roteiro de homenagens e representado a vizinha cidade de Novo Oriente do Piauí, o SaLiVa lembra com muito orgulho a atuação e contribuição da Professora e Empreendedora, Maria Ribeiro do Socorro Sobreira Leal, pelos relevantes serviços prestados no campo educacional de Valença do Piauí e toda a região confederada.

O Salão do Livro de Valença do Piauí, consta do calendário de eventos do Estado Piauí e sua realização só é possível graças às parcerias que a ADICH, UFPI e Fundação Quixote mantém com o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura – SEULT/PI que patrocinam oficialmente o evento. Tem ainda outros parceiros como a Prefeitura de Valença do Piauí, a 7ª Gerência Regional de Educação – GRE, a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituo Federal do Piauí – Campus de Valença do Piauí.

Como “Ler é descobrir o mundo com palavras”, não há como não lembrar dos versos de Castro Alves que dizem:
“Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!
Castro Alves ALVES, C., Espumas Flutuantes, 1870.”

Viva o SaLiVa, viva a festa do Livro e da Leituraa!

R. São Pedro, 3113, Ilhotas
CEP: 64001-560, Teresina – PI – Fones: (86) 3221-8944 | (86)99403-8224